Ícone do site Jornal O Sul

Brasil assume a representação dos interesses diplomáticos do México no Peru

A informação foi divulgada pelo Itamaraty. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O governo brasileiro informou no domingo (25) que assumiu a representação dos interesses diplomáticos do México no Peru após os dois países terem rompido relações diplomáticas em novembro do ano passado.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro afirmou que atendeu a uma solicitação do governo mexicano e que houve a anuência do governo do Peru. A medida está prevista na Convenção de Viena Sobre Relações Diplomáticas de 1961.

“A representação abarca a guarda dos locais da Embaixada do México no Peru, incluindo a residência do chefe de missão, bem como de seus bens e arquivos”, afirmou o Itamaraty.

O Peru rompeu relações diplomáticas com o México após o governo mexicano conceder asilo político à ex-primeira-ministra peruana Betssy Chávez.

Ela é acusada de conspiração e rebelião por seu papel na tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente Pedro Castillo em dezembro de 2022. O Peru considerou a concessão de asilo como um “ato hostil” e uma proteção a uma foragida da Justiça.

Sair da versão mobile