Ícone do site Jornal O Sul

Brasil conquista o bicampeonato no Pan Júnior de vôlei feminino sub-23

Ana Rudiger brilhou na final com potência e precisão: foi a maior pontuadora da decisão e eleita a melhor ponteira do Pan Júnior. (Foto: Miriam Jeske/COB)

A seleção brasileira feminina de vôlei sub-23 brilhou mais uma vez nos Jogos Pan-Americanos Júnior e conquistou, na última sexta-feira (15), o bicampeonato da competição. Com uma campanha impecável, o Brasil reafirmou sua hegemonia no torneio, iniciado em Cali 2021, e garantiu vaga para o Pan de Lima 2027.

Inspiradas por nomes como Diana, Jheovana, Lorena e Marcelle — destaques da primeira geração campeã e protagonistas da seleção principal na VNL 2025 — as jovens atletas mostraram que o futuro do voleibol brasileiro está em boas mãos.

A central Juju, eleita melhor bloqueadora e MVP do torneio, destacou o papel de liderança que a nova geração assume:

“A gente sempre vê as mais velhas como inspiração. Estar aqui e representar muito bem o Brasil, chegar no lugar mais alto do pódio, faz com que a gente entenda que também temos essa responsabilidade. As próximas gerações precisam vir com força total, sabendo que o lugar do Brasil é esse.”

A ponteira Ana Rudiger foi a principal pontuadora da decisão e eleita a melhor da posição no campeonato. Ela celebrou o peso da camisa brasileira e o valor da conquista:

“O Brasil tem uma história linda no voleibol, no mundo todo. Estamos passando por uma renovação e essa oportunidade foi de extrema importância. Representar o Brasil, mostrar nosso voleibol… Espero contribuir por muito tempo com a seleção.”

Na fase classificatória, o Brasil integrou o Grupo B e venceu México, Chile e República Dominicana. Na semifinal, reencontrou as dominicanas e repetiu o placar: 3 sets a 0. A final contra o México também terminou com vitória brasileira por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/19 e 25/14.

Elenco campeão do Brasil Sub-23

Posição Atletas
Levantadoras Helô, Maria Clara Carvalhaes
Opostas Jaque Schmitz, Gabi Carneiro
Ponteiras Maria Clara Andrade, Ana Rudiger, Stephany, Camilly Salomé
Centrais Juju, Adria, Livia
Líbero Lelê
Sair da versão mobile