Ícone do site Jornal O Sul

Brasil conquista ouro inédito no conjunto geral em etapa da Copa do Mundo de ginástica rítmica

Depois do primeiro lugar na World Challenge Cup de Portimão, ginastas brasileiras brilham na etapa de Milão (Foto: André Menezes/CBG)

A seleção brasileira de ginástica rítmica segue fazendo história no cenário internacional. Nesse sábado (19), a equipe conquistou um feito inédito ao garantir a primeira medalha de ouro do país no conjunto geral em uma etapa da Copa do Mundo. Esse marco representa um avanço importante para a modalidade no Brasil, que vem ganhando cada vez mais destaque e reconhecimento.

Vale lembrar que, em maio deste ano, as brasileiras já haviam sido campeãs no conjunto geral durante a etapa da World Challenge Cup, realizada na cidade de Portimão, em Portugal. O resultado em Milão reforça a consistência e a evolução do time brasileiro.

A apresentação decisiva aconteceu em Milão, na Itália, durante a série mista — que envolve o uso de três bolas e dois arcos. As atletas Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pírcio encantaram o público e os jurados com uma performance empolgante ao som do clássico brasileiro “Evidências”, imortalizado por Chitãozinho e Xororó. A coreografia, além de tecnicamente impecável, trouxe um elemento cultural que emocionou os espectadores.

As brasileiras conquistaram 26.900 pontos com essa apresentação, que, somados aos 25.950 pontos obtidos na sexta-feira anterior, garantiram ao Brasil a liderança do conjunto geral com um total de 52.850 pontos. O Japão ficou com a segunda colocação, alcançando 50.500 pontos, seguido pela China, que somou 50.200 pontos. A conquista representa um salto significativo para o Brasil em um esporte tradicionalmente dominado por potências europeias e asiáticas.

“Esta é uma etapa de Copa do Mundo que antecede o Campeonato Mundial que será na nossa casa. Conquistamos esta que é nossa primeira medalha de ouro de conjunto geral numa Copa. Já havíamos conseguido bronze e prata, e agora subimos mais este degrau. Estamos felizes, e sabemos que neste domingo poderá ser ainda melhor”, celebrou a treinadora Camila Ferezin, visivelmente emocionada com o resultado.

Além do sucesso coletivo, o Brasil também brilhou no individual. A ginasta Bárbara Domingos teve um bom desempenho na competição. Ela terminou na nona colocação do individual geral, um resultado expressivo diante das melhores do mundo, e se classificou para as finais de três aparelhos: fita, arco e bola.

Neste domingo (20), o Brasil volta à quadra para disputar as finais das séries de cinco fitas e da série mista (três bolas e dois arcos). (Com informações do portal ge)

Sair da versão mobile