Ícone do site Jornal O Sul

Brasil e Venezuela estão entre os países com mais vítimas de desastres naturais

No total, 1.296 cidades pediram socorro ao governo federal. (Foto: Banco de Dados)

Brasil e Venezuela estão entre os países do mundo com maior número de pessoas afetadas nos últimos 20 anos por desastres naturais relacionados ao clima, mostrou um estudo publicado pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres.

Em função do número de falecidos neste tipo de desastres, comparado proporcionalmente ao número de habitantes, a Venezuela aparece como o segundo país mais afetado entre 1995 e 2015, abaixo somente de Mianmar, com 126 mortos para cada milhão de habitantes.

O Brasil ocupa o sétimo lugar na lista de países com o maior número de vítimas de catástrofes ambientais nesse mesmo período, com 51 milhões de prejudicados.

Dos 157 mil mortos no mundo entre 1995 e 2015 por inundações, 30.239 pessoas morreram na Venezuela, quase todas elas nas enchentes registradas nos estados de Vargas, Miranda e Falcon em 1999.

As inundações no Rio de Janeiro, em 2011, foram as mais fatais no caso do Brasil, com 900 vítimas mortais.

Segundo dados do Centro de Pesquisa sobre a Epidemiologia dos Desastres, em que se baseia o relatório da ONU, os desastres meteorológicos que mais acontecem na Venezuela e no Brasil são as inundações.

As enchentes representaram 43% de todos os desastres naturais ocorridos no mundo todo na última década.

Sair da versão mobile