Ícone do site Jornal O Sul

Brasil entra para a história do vôlei de praia ao levar ouro, prata e bronze no Mundial da Holanda

Bárbara (E) e Ágatha com a taça. (Fotos: Denis Ferreira Netto/CBV)

Pela primeira vez um país conquistou ouro, prata e bronze em uma edição do Campeonato Mundial de vôlei de praia. Tal feito foi obra do Brasil. Na final, as jogadoras Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) venceram Fernanda Berti e Taiana (RJ/CE) por 2 sets a 0 (21/18 e 22/20) e ficaram com o título. Juliana e Maria Elisa (CE/PE), horas antes, venceram as alemãs Holtwick e Semmler por 2 sets a 1 (25/23, 18/21 e 9/15), garantindo o bronze no sábado (04), na Holanda.

O Brasil também assegura com o título do Mundial a segunda vaga no torneio feminino dos Jogos Olímpicos de 2016. A conquista, que pertence ao país campeão, e não ao time vencedor, também poderia ser obtida através da Continental Cup, do Circuito Mundial e da Repescagem Mundial. A primeira vaga já era garantida pelo fato de o Brasil ser o país-sede.

Prêmios

O Brasil também dominou as premiações individuais. A paranaense Ágatha foi eleita a melhor jogadora do Mundial, enquanto a estreante Fernanda Berti foi escolhida a melhor atacante do torneio. Juliana foi a maior pontuadora e sua parceira Maria Elisa recebeu o prêmio de melhor saque. Completando a lista, a alemã Semmler ficou com o melhor bloqueio e a holandesa Van Iersel ficou com o título de saque mais rápido.

O resultado transforma o Brasil no maior vencedor de Campeonatos Mundiais no naipe feminino. O País estava empatado com os Estados Unidos, que têm quatro medalhas de ouro, na liderança. Sandra Pires/Jackie Silva, em Los Angeles (1997), Adriana Behar/Shelda, em Marselha (1999) e Klagenfurt (2001), e Juliana/Larissa, em Roma (2011), já tinham conquistado o título para o Brasil em edições anteriores.

Brasileiras fazem selfie juntas com as medalhas.

Sair da versão mobile