Ícone do site Jornal O Sul

Brasil fica em 56º em ranking mundial dos melhores países para idosos

Setor em que o País foi melhor avaliado foi o da garantia de renda para esse grupo. (Foto: Mauricio de Souza/AE)

O Brasil está em 56º lugar no ranking dos melhores países no mundo para os idosos viverem. O dado é do levantamento anual Global AgeWatch Index 2015, feito pela organização HelpAge International em parceria com a Universidade de Southampton (Estados Unidos).

O melhor país no mundo para os idosos é a Suíça, seguido pela Noruega, Suécia e Canadá, segundo o estudo. Já o pior do mundo para esse grupo viver é o Afeganistão. A análise avaliou o seu bem-estar social e econômico em 96 nações, levando em conta critérios como renda, saúde, educação, emprego e ambiente favorável. No ano passado, o Brasil havia ficado em 58º lugar.

O setor em que o País foi melhor avaliado foi o da garantia de renda entre os idosos: 81,9% dos 23,5 milhões no País recebem pensão ou outra forma de assistência social, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nesse quesito, o Brasil ficou em 13º entre os 96 países avaliados.

Ao avaliar se o país tem um ambiente favorável para os idosos, o estudo colocou o Brasil em 87º lugar. Um dos fatores que levou o Brasil a ser mal avaliado nesse aspecto foi o número de denúncias sobre abuso de idosos, que foi de 21.178 em 2014.

América Latina
Entre os países da América Latina, conforme a pesquisa, o Brasil está atrás de 11 nações. São elas: Panamá (20º), Chile (21º), Uruguai (27º), Costa Rica (28º), Argentina (31º), México (33º), Colômbia (36º), Equador (44º), Peru (48º), El Salvador (54º) e Bolívia (55º).

(AG)

Sair da versão mobile