O Brasil atingiu a marca de 1,4 milhão de motoristas do aplicativo de transporte particular Uber, que chegou ao País às vésperas da Copa do Mundo de 2014. Antes uma promessa de emprego temporário ou ganhos alternativos, a plataforma acabou se tornando a principal fonte de renda para muitos cidadãos.
No ano passado, durante evento em que a empresa celebrou uma década de operação brasileira, foram compartilhados alguns números envolvendo o aplicativo e a economia brasileira. Até aquele momento, cerca de 125 milhões de brasileiros já tinham pego uma corrida por Uber, número equivalente a cerca de 60% da população nacional.
Dos 1,4 milhão de condutores cadastrados, 5 milhões já geraram renda pelo aplicativo. A empresa compartilhou que mais de R$ 140 bilhões foram repassados aos motoristas e entregadores parceiros.
A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) destaca que entre maio de 2023 e abril do ano seguinte, os motoristas passaram uma média 85 horas em viagens por mês, desconsiderando-se o tempo de espera entre as corridas.
O estudo aponta ainda que o ganho bruto por hora é de R$ 47, um aumento real (acima da inflação) de 5% em relação ao mesmo período entre 2021 e 2022. No caso dos entregadores, foram 39 horas por mês em média realizando a atividade, sem considerar o tempo de espera entre entregas. O pagamento bruto médio foi de R$ 31,33 por hora, que representa também um ganho real de 5% em relação ao período anterior.
O estudo considera 2,2 milhões de motoristas e entregadores por aplicativo no País, sendo que 800 mil não têm cadastro na Uber. A pesquisa também apontou que 42% dos motoristas de aplicativo têm outro trabalho e quase a metade dos entregadores (46%) estão nesta condição.
A empresa planeja expandir o serviço de moto-táxi no País. “Uma das categorias que mais cresce agora no mundo é o transporte de duas rodas. Os veículos são menos custosos e proporcionam uma alternativa acessível“, disse Dara Khosrowshahi, presidente da empresa. Atualmente, a Uber Moto opera no Rio de Janeiro e Salvador. Em São Paulo, o serviço está suspenso por determinação judicial.
Khosrowshahi anunciou planos de contratação de engenheiros no Brasil. “O país é rico em talentos de engenharia, com muitas empresas de serviços financeiros, e os custos são mais baixos do que em São Francisco”, destacou.
Para o futuro, a empresa pretende transformar 100% de sua frota nos Estados Unidos e Europa em veículos elétricos até 2030.