A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) comunicou, na noite de domingo (5), o afastamento dos árbitros que atuaram nas partidas entre Red Bull Bragantino e Grêmio e São Paulo e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro.
“A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna para posterior retorno às atividades”, informou a entidade.
No jogo do Tricolor gaúcho, atuaram Lucas Casagrande (árbitro central) e Gilberto Rodrigues Castro Junior (VAR). No clássico paulista, os juízes foram Ramon Abatti Abel (árbitro central) e Ilbert Estevam da Silva (VAR).
Fora de casa, o Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Bragantino com um gol de pênalti marcado nos acréscimos. No fim do primeiro tempo, o zagueiro Kannemann foi expulso. As duas decisões da arbitragem foram polêmicas e geraram muitas reclamações por parte do clube gaúcho.
O clássico paulista, no Morumbi, terminou em 3 a 2 para o Palmeiras. A arbitragem foi duramente criticada pelos são-paulinos devido um pênalti não marcado para o time da casa e por causa de um suposto cartão vermelho não aplicado ao jogador palmeirense Andreas Pereira.