Ícone do site Jornal O Sul

Brasileiro se recupera de transplante de intestino nos Estados Unidos

Familiares fizeram campanha para arrecadar fundos para o tratamento. (Foto: TV Globo/Reprodução)

O estudante Weverton Fagner de Medeiros Gomes, 18 anos, que descobriu ter uma trombose no intestino em setembro do ano passado, fez, na quarta-feira, o transplante nos Estados Unidos. O jovem, que mora no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, se recupera da cirurgia realizada no Hospital Jackson Memorial, em Miami, no Estado da Flórida. O quadro de saúde do rapaz é considerado estável.

Como esse tipo de procedimento não é feito no Brasil, os pais do jovem recorreram à Justiça pedindo que o governo federal arcasse com os 4 milhões de reais necessários para a realização da cirurgia. Também criaram a campanha #ForçaWeverton, que procurou mobilizar as pessoas a fazerem doações.

A campanha conseguiu arrecadar um total de 500 mil reais, valor utilizado para manter a estadia dos pais nos EUA. Já a operação está sendo custeada pelo Ministério da Saúde, acionado pela Justiça Federal. A previsão dos médicos responsáveis pelo acompanhamento do paciente é que ele se recupere em oito a 12 meses.

Caso

Depois de chegar a uma unidade de saúde na cidade onde mora com sintomas de apendicite, em 16 de julho de 2015, o rapaz de 18 anos chegou a ser operado, mas, dias depois, os profissionais de saúde descobriram uma trombose no intestino do jovem. Devido ao problema, 90% do órgão precisou ser retirado. (AG)

Sair da versão mobile