Ícone do site Jornal O Sul

Brasileiros não estão conseguindo fazer ligações a cobrar para o exterior desde o final do ano passado

Em nota, a Embratel afirma que a modalidade de ligações para o exterior a cobrar depende de contratos com operadoras internacionais. (Foto: Reprodução)

O serviço era oferecido apenas pela Embratel. Para fazer esse tipo de chamada, era preciso ligar para uma central telefônica, no número 0800 703 2100, e pedir ao operador que fizesse a ligação. Também era possível ter ajuda do profissional para encontrar a pessoa com quem se desejasse falar – obtendo auxílio para dar explicações em recepções de hotéis, por exemplo.

O serviço era oferecido graças a acordo que a Embratel mantinha com a companhia americana Verizon. A empresa dos EUA informou que interrompeu o recebimento desse tipo de ligação de todos os países. A avaliação da companhia é que o serviço ficou obsoleto e hoje existem formas mais eficientes e baratas de fazer esse tipo de ligação.

Em nota, a Embratel afirma que a modalidade de ligações para o exterior a cobrar depende de contratos com operadoras internacionais, que muitas vezes suspendem temporariamente seus serviços por decisão unilateral. A companhia diz que novos acordos estão sempre sendo articulados conforme as regulações internacionais.

A Embratel não informou se há uma expectativa para o restabelecimento do serviço nem qual o volume de ligações que eram feitas. A empresa continua a fazer ligações a cobrar para outros países. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que a Embratel não tem nem monopólio nem a obrigação de oferecer o serviço de chamadas a cobrar para destinos estrangeiros.

Existem outras formas para manter contato gastando pouco. 
WhatsApp

Permite chamadas de voz e de vídeos a partir da internet; é preciso saber o número de telefone de quem se quer contatar.

Skype

Permite fazer ligações de voz e vídeo pela rede entre pessoas que usam o serviço; também é possível comprar créditos para fazer ligações para quem está fora do serviço.

Sair da versão mobile