Ícone do site Jornal O Sul

Brasileiros querem se aposentar antes de completar 60 anos, aponta pesquisa do Datafolha

A previsão do governo é de que o déficit previdenciário atinja 2,7% do PIB em 2017 (Foto: Gustavo Roth/Folhapress)

Parcela significativa da população brasileira espera se aposentar antes de completar 60 anos e resiste à proposta de estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria dos trabalhadores do setor privado, defendida pelo governo do presidente interino Michel Temer.

Pesquisa Datafolha mostra que somente 24% dos brasileiros esperam se aposentar depois dos 60 anos. Outros 24% querem parar de trabalhar quando tiverem entre 56 e 60 anos e 21% gostariam de chegar à aposentadoria antes disso. Na média, os entrevistados apontaram 60 anos como a idade ideal para a aposentadoria. Os homens gostariam de se aposentar aos 61, e as mulheres, aos 59, de acordo com o Datafolha. O levantamento, realizado na semana passada, entrevistou 2.792 pessoas em 171 municípios do País.

O governo Temer promete apresentar ao Congresso no segundo semestre uma proposta de reforma da Previdência Social para estabelecer idade mínima para as aposentadorias e outras medidas para conter a expansão dos gastos com o benefício. Somente no ano passado, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acumulou déficit de R$ 86 bilhões com o pagamento de aposentadorias, equivalente a 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto). A previsão do governo é de que o déficit previdenciário atinja 2,7% do PIB no próximo ano.

A legislação atual permite que os trabalhadores do setor privado se aposentem após 35 anos de contribuição para a Previdência, no caso dos homens, ou 30, no caso das mulheres. Quem não tiver tempo de serviço suficiente pode se aposentar por idade, aos 60 anos.

As estatísticas do Ministério do Trabalho e da Previdência Social mostram que, em média, os brasileiros se aposentam aos 59,4 anos, mais cedo do que em países ricos como os Estados Unidos, a Alemanha e a França.  (Folhapress)

Sair da versão mobile