Um membro britânico da tripulação de um veleiro que participava da regata de volta ao mundo Clipper Round the World morreu depois de um acidente na costa de Portugal. O paramédico Andrew Ashman, 49 anos, operava uma vela ao redor da meia-noite de sexta-feira, durante o primeiro trecho da prova, de Londres, na Inglaterra, para o Rio de Janeiro, quando foi atingido pelo equipamento. “Estamos muito tristes de relatar a morte do nosso companheiro de competição. Nossos pensamentos estão agora com a família dele neste momento difícil”, informou em comunicado o site oficial da corrida marítima.
O texto acrescentou: “Andy foi golpeado pela escota e possivelmente pelo botaló (embora não confirmado). Ele recebeu assistência médica imediata, houve tentativas de ressuscitá-lo, mas ele não recobrou a consciência”. O barco foi desviado para a cidade do Porto, no Norte de Portugal, onde deve chegar nesse domingo. Segundo os organizadores, uma investigação foi aberta.
A regata de 40 mil milhas náuticas oferece lugares na tripulação para pessoas sem experiência prévia em velejar, mas Ashman foi descrito como um navegador experimentado. A corrida começou no dia 30 de agosto em Londres.
