Ícone do site Jornal O Sul

Café ajuda a prevenir a disfunção erétil

Estima-se que 90% dos homens portadores de esclerose múltipla apresentarão disfunção sexual em algum estágio da doença. (Foto: Reprodução)

Homens que tomam ao menos duas xícaras de café por dia têm menor probabilidade de sofrer de disfunção erétil. É o que conclui um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e publicado no periódico científico PLOS ONE.

Aproximadamente 3,7 mil homens participaram do levantamento. Os voluntários responderam questionários sobre a ingestão de cafeína nas 24 horas anteriores. Os resultados mostraram que o consumo de duas a três xícaras por dia diminui os riscos de impotência sexual em 39% se comparado àqueles que ingeriam até 7 miligramas (menos de uma xícara).

De acordo com os pesquisadores, os benefícios da cafeína para o desempenho sexual masculino podem estar relacionados ao efeito da substância em relaxar músculos e artérias, permitindo um fluxo sanguíneo mais livre, o que facilita a ereção.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é a dificuldade persistente de obter ou manter uma ereção suficiente para permitir uma atividade sexual adequada.

Origem.

As causas do problema podem ter origens psicológicas e fisiológicas. Entre os fatores de risco para o problema estão alterações hormonais, tabagismo, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, uso de alguns medicamentos, como antidepressivos e o consumo de drogas e álcool. O tratamento depende da causa, mas, em geral, utiliza-se a terapia medicamentosa em conjunto com a psicológica.

Sair da versão mobile