A porcentagem do uso do tabaco teve uma diminuição significativa no Brasil nos últimos anos, conforme levantamento da plataforma de descontos online Cuponation. Apesar de ser um costume tradicional, o brasileiro parece estar determinado a largar o cigarro. Segundo pesquisa do próprio Ministério da Saúde, com o Vigitel, entre 2009 e 2017 o consumo em ambientes de trabalho já havia reduzido em 44,6%. No mesmo estudo, Porto Alegre, aparece no topo da lista da diminuição do uso do tabaco, com 60,2%.
Apesar da redução, o portoalegrense é o que mais fuma por dia, de acordo com índices governamentais, afirma o Cuponation. Entre os entrevistados, constatou-se que 5,1% da população da capital gaúcha consome 20 cigarros ou mais por dia.
Confira o levantamento completo aqui.
Motivações
O departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde, atribui essa redução a propagandas obrigatórias sobre os malefícios que o hábito pode causar, e à regulamentação da Lei que proíbe o ato de fumar em locais fechados e de uso coletivo.
Economia
Com esse desapego ao vício de fumar, o brasileiro economiza. Levando em consideração o preço médio de um maço de cigarros de R$10, dados do Deutsche Bank, concluíram que cada uma dessas pessoas poupou cerca de R$3.650 em um ano. Ou seja, quase quatro salários mínimos, segundo o IBGE.