Fundada há 50 anos na cidade de Igrejinha (Vale do Paranhana), a empresa Calçados Beira Rio S.A. recebeu nessa terça-feira (26) a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A homenagem – proposta pelo deputado estadual Joel Wilhelm (PP) – foi realizada no Salão Júlio de Castilhos, com a presença de autoridades, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, representantes da indústria, comércio e sindicatos, detre outros.
Só no Rio Grande do Sul, a firma possui atualmente 11 unidades, nos municípios de Novo Hamburgo, Sapiranga, Candelária, Teutônia, Osório, Roca Sales, Mato Leitão e Santa Clara do Sul, estimulando as economias locais de forma sustentável e responsável. São quase 30 mil empregos (incluindo 8,5 mil diretos e 11 mil prestadores de serviço).
O proprietário agradeceu aos funcionários e colaboradores, bem como a interlocutores de outras empresas. Em seguida, chamou a atenção para a importância do trabalho ao proporcionar dignidade e oportunidade às pessoas. “Estou muito emocionado, mas posso dizer que valeu muito a pena todos esses anos de dedicação”, finalizou. Ele também foi homenageado durante a cerimônia por estar de aniversário nessa terça.
Referência
Já o deputado Joel Wilhelm mencionou o fato de ter nascido na mesma cidade onde o empreendedor Roberto Argenta criou inaugurou sua indústria em 1975. Também mencionou os avanços obtidos pelo trabalho junto à Frente Parlamentar do setor coureiro-calçadista na Assembleia Legislativa.
“Foi nesse ramo que a fábrica, inicialmente com 18 funcionários uma produção de 150 pares de calçados, tranformou-se em referência no Brasil, estando hoje presente em 115 países”, discursou. “O que nasceu de forma simples, com garra e determinação, se transformou em uma das maiores fabricantes mundiais de calçados com oito marcas distintas compondo seu catálogo.”
(Marcello Campos)