Ícone do site Jornal O Sul

Calor atípico para o inverno segue intenso e aumenta em Porto Alegre

A longa sequência de dias muito mais quentes que a média, o que é completamente anormal para esta época do ano, somente deverá acabar no dia 14 deste mês. (Foto: Banco de Dados/ O Sul)

Apesar de estarmos no inverno, Porto Alegre vive dias de temperaturas elevadas. Neste final de semana, o fenômeno será ainda mais marcante, com termômetros perto ou acima dos 35ºC. O calor será intenso à tarde e mesmo as mínimas, à noite, serão marcas típicas de verão. As máximas devem ficar até 15ºC acima do que é normal para esta época do ano na Capital.

De acordo com o Sistema Ceic-Metroclima, o calor fora de época é causado por uma intensa corrente de “jato” em baixos níveis, um corredor de vento forte a cerca de 1,5 mil metros de altitude que se origina ainda na Bolívia e desce até o Rio Grande do Sul e o Prata. Isso faz com que o ar seja muito quente e seco no Estado. Nessa quinta-feira (6), a cidade chegou a registrar 33,6ºC. Nesta sexta-feira (7), e no fim de semana o “jato” atuará sobre o território gaúcho com grande intensidade, trazendo aumento ainda maior da temperatura.

Por conta do padrão de bloqueio atmosférico que mantém o Rio Grande do Sul sob ar seco e quente, a temperatura continuará acima do normal na próxima semana, mas com marcas menores que as de hoje e do sábado (8). Esta incrivelmente longa sequência de dias muito mais quentes que a média, o que é completamente anormal para esta época do ano, somente deverá acabar no dia 14 deste mês, com a passagem de uma frente fria e o ingresso de ar frio.

Sair da versão mobile