Ícone do site Jornal O Sul

Câmara de Vereadores de Porto Alegre encerra o ano legislativo com a aprovação de mais de 240 projetos

Plenário Otávio Rocha é o local de debates e votações no Legislativo Municipal. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre encerra nesta terça-feira (31) o terceiro ano da sua 17ª legislatura. Nas atividades de plenário, foram registradas 125 sessões ordinárias e 33 sessões extraordinárias em 2019. Ao todo, computou-se a aprovação de 248 projetos de lei, dos quais 52 são do Executivo e 196 apresentados por vereadores.

A Casa legislativa teve neste ano na presidência de seus trabalhos a vereadora Mônica Leal (PP). A Mesa Diretora foi formada ainda pelos vice-presidentes Reginaldo Pujol (DEM) e Mendes Ribeiro (MDB) e pelos secretários Alvoni Medina (Republicanos), Paulo Brum (PTB) e Paulinho Motorista (PSB).

Ao avaliar o ano legislativo, Mônica Leal, além de destacar a economia registrada na administração de verbas públicas, citou situações de cunho pessoal enfrentadas como presidente. “Foi um desafio muito grande. Trouxe meu olhar político de mulher e não foi fácil, pois passei por coisas que jamais imaginei. A questão do machismo foi muito forte”, disse. “Foi uma honra muito grande presidir a Câmara Municipal com tantos funcionários e servidores qualificados e competentes”, completou.

Na parte financeira, o Legislativo porto-alegrense registrou uma economia de R$ 44,5 milhões em 2019, que foram restituídos ao Executivo.

Posse

Na quinta-feira (02), tomará posse a Mesa Diretora para o ano de 2020. A composição será formada pelos seguintes vereadores: Reginaldo Pujol (DEM), presidente; Paulo Brum (PTB) e Lourdes Sprenger (MDB), vice-presidentes; João Carlos Nedel (PP), Márcio Bins Ely (PDT) e Airto Ferronato (PSB), secretários.

Sair da versão mobile