Ícone do site Jornal O Sul

Câmara dos Deputados aprova ultrassom obrigatório para mulheres com risco de câncer

A descoberta pode contribuir, no futuro, tanto para identificar tumores agressivos precocemente quanto para aprimorar intervenções personalizadas em imunoterapia. (Foto: Divulgação)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) o PL (Projeto de Lei) 7.354/17, que estabelece a realização, no SUS (Sistema Único de Saúde), do exame de ultrassonografia mamária em mulheres jovens com elevado risco de câncer de mama. O texto segue agora para sanção presidencial.

A medida beneficia as mulheres que não podem ser expostas a radiação, na faixa etária de 40 a 49 anos, ou com alta densidade mamária. De autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), o projeto altera a Lei 11.664/2008, que previa a realização do exame de mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Segundo a senadora, o exame de mamografia não se mostra adequado, nem suficiente para o diagnóstico do câncer de mama em mulheres com tecido mamário denso. O exame será gratuito e feito mediante solicitação médica em unidades públicas de saúde ou em hospitais e clínicas conveniadas.

Sair da versão mobile