Ícone do site Jornal O Sul

Camilo Santana, do PT, foi reeleito governador do Ceará

Atual governador superou com folga outros quatro concorrentes ao cargo. (Foto: Reprodução/Facebook)

Camilo Santana, do PT, foi reeleito neste domingo (7) governador do Ceará para os próximos quatro anos. O petista computou mais de 3 milhões de votos, o que corresponde a cerca de 80% dos votos válidos, contra 470 mil (12%) de General Theophilo (PSDB).

A reeleição leva o petista ao segundo mandato como governador do Estado. Camilo Sobreira de Santana é natural do Crato, uma das três principais cidades do Sul do Ceará. Ele nasceu em 3 de junho de 1968, filho de Eudoro e Ermengarda Santana. É casado com Onélia Leite e tem dois filhos, Pedro e Luiza. Ele tem como vice a professora Izolda Cela (PDT).

Camilo é engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará. Iniciou a vida pública como servidor público federal do Ibama e foi superintendente adjunto do órgão no Ceará em 2003 e 2004.

Ele disputou um cargo político pela primeira vez em 2000, quando se candidatou à prefeitura de Barbalha, mas não foi eleito. Na segunda, em 2004 recebeu 9.925 votos, mas ficou em segundo lugar.

Em 2006, Camilo participou da campanha que ajudou Cid Gomes a chegar ao governo do Ceará. Já no ano seguinte, no início da nova gestão, em 2007, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, permanecendo como titular por três anos.

O petista decidiu tentar uma vaga no Legislativo Estadual em 2010 e obteve sucesso pela primeira vez em uma corrida eleitoral. Foi o deputado estadual mais votado do Ceará, recebendo 131.171 votos no Estado. Já no segundo mandado de Cid Gomes como governador, em 2011, Santana assumiu a secretaria estadual das Cidades.

 

Sair da versão mobile