Ícone do site Jornal O Sul

Começa a campanha de vacinação contra a paralisia infantil

Crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos devem ser imunizadas. (Foto: Ricardo Stricher/PMPA)

A partir deste sábado, todas as crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação para receber a vacina contra a poliomielite. No primeiro dia da campanha, todas as cerca de 1,8 mil unidades básicas de saúde do Rio Grande do Sul estarão abertas em horário extraordinário para a aplicação das doses.

No Estado, são aproximadamente 600 mil crianças nessa faixa etária, com meta de alcançar 95% de cobertura. A ida ao posto também será a oportunidade para colocar a vacinação em dia. Por isso, a recomendação da secretaria da Saúde é para que os pais ou responsáveis não esqueçam de levar junto a caderneta de vacinação para que seja avaliada a situação vacinal das crianças.

Em Porto Alegre, 114 unidades de saúde estarão abertas neste sábado, durante o Dia de Mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Multivacinação 2015. O atendimento será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O dia será de passe livre nas linhas de ônibus. As vacinas oferecidas na campanha de atualização protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

Brasil

No Brasil, mais de cem mil postos de vacinação funcionarão neste sábado. Até o dia 31 de agosto, fim da campanha, o Ministério da Saúde espera vacinar, pelo menos, 12 milhões de crianças na faixa etária em todo o País.

Sair da versão mobile