Ícone do site Jornal O Sul

Campanha de vacinação contra poliomielite e de multivacinação começa segunda

Imunizante deve ser armazenado a até 8°C o que é um desafio para o transporte a várias regiões do país. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação começa na segunda-feira (5), e vai até 30 de outubro para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos com uma dose extra das gotinhas. No dia 17, haverá a mobilização nacional da campanha.

A multivacinação é uma estratégia na qual são oferecidas todas as vacinas à população-alvo, facilitando a ida dos pais ou responsáveis ao serviço de saúde para atualização da caderneta das crianças e adolescentes. A ideia é garantir a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis e melhorar as coberturas vacinais.

Estarão disponíveis vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, de acordo com a idade e situação vacinal.

Crianças – Hepatite B; Poliomielite 1, 2, 3; Poliomielite 1 e 3; Rotavírus humano G1P1; DTP+Hib+HB; Pneumocócica 10 valente; Meningocócica C; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela; Hepatite A; BCG*; Difteria, Tétano, Pertussis; Difteria, Tétano; Papilomavírus humano; Varicela; Pneumocócica 23-valente, vacina indicada para população indígena a partir dos 5 anos de idade. *A vacina BCG é aplicada nas maternidades e em unidades de saúde de referência.

Adolescentes – Hepatite B; Difteria, Tétano; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Papilomavírus humano; Meningocócica ACWY; Pneumocócica 23-valente, vacina indicada para população indígena.

Em Porto Alegre, as unidades de saúde da Atenção Primária estarão engajadas na campanha.

Sair da versão mobile