A 48ª Expointer encerrou suas atividades no domingo (07) registrando recorde de público: quase um milhão de visitantes, 45% acima do ano passado. Para a Matriz, agência responsável por duas das campanhas de maior impacto emocional da feira — Banrisul e Governo do Estado — o resultado reforça a relevância do agronegócio não apenas para a economia gaúcha, mas também para a identidade cultural do Rio Grande do Sul.
Além de marcar presença nos corredores, as campanhas ajudaram a moldar a atmosfera do evento, reverberando nas redes sociais, na imprensa e nas conversas dentro do Parque.
“A Expointer é muito mais que uma feira, é um encontro de cultura, economia e emoção. Participar com as duas campanhas que foram protagonistas da Expointer é motivo de orgulho para a Matriz. São projetos que mostram como a comunicação pode ser força motriz, conectando tradição, inovação e o futuro do Rio Grande”, afirma Carlos Toillier, vice-presidente de Mercado da Matriz.
Para o Banrisul, a agência criou a campanha “A Força que Ilumina Nossa Terra”, uma homenagem ao protagonismo feminino no campo, que deu visibilidade ao papel decisivo das mulheres na produção, na inovação e no futuro do agronegócio.
O filme apresentou quatro protagonistas reais que representam essa transformação no setor: Cristiane de Borba (produtora de laticínios), Leslie Van Ass (soja), Mônia Schluter (arroz) e Tayse Riva (administradora rural).
A escolha, feita pelo próprio banco, levou em conta diferentes culturas agrícolas, regiões, faixas etárias e perfis de atuação. “A Matriz desenvolveu uma campanha memorável e que fez história”, destaca Vannice Arrais Ramos, superintendente da Unidade de Marketing do Banrisul.
Já para o Governo do Estado, a Matriz criou a campanha “Legado”, que destacou a tradição, a cultura e a continuidade do agronegócio gaúcho como herança que atravessa gerações. Com ampla presença na mídia e ativações dentro do parque, a ação emocionou o público e reforçou a identidade do Estado.
“A Matriz é uma agência que consegue traduzir a essência daquilo que queremos transmitir. A campanha da Expointer precisou ter, ao mesmo tempo, a sensibilidade de tocar o coração das pessoas e a força para traduzir todo o potencial do Rio Grande do Sul no agronegócio. É muito bacana ver como o público se reconhece nas histórias, nos personagens e nos cenários — o que é sempre um grande desafio, já que somos um Estado diverso, tanto culturalmente quanto em termos de segmentos agrícolas”, afirma Natasha Gastal, diretora de Publicidade do Governo do RS.