Ícone do site Jornal O Sul

Campeão do Campeonato Espanhol, o Barcelona tem pela frente o desafio da invencibilidade

Ao vencer o Deportivo La Coruña por 4 a 2, o Barça se tornou campeão do Espanhol antecipadamente. (Foto: Barcelona FC/Divulgação)

Liderado pelo argentino Lionel Messi, que fez um hat-trick (três gols), o Barcelona conquistou no domingo (29), com uma vitória por 4 a 2 como visitante sobre o Deportivo La Coruña, o Campeonato Espanhol.

Atingiu 86 pontos e não pode mais ser alcançado. O rival mais próximo, o Atlético de Madri, está com 75 pontos e tem apenas mais três jogos para disputar, podendo chegar a no máximo 84.

O Barça ainda jogará quatro vezes (contra Real Madrid, Villarreal, Levante e Real Sociedad, nessa ordem) e tentará obter um raríssimo feito: encerrar o campeonato invicto.

Na Espanha, que realiza seu campeonato nacional desde 1929, somente em duas ocasiões houve um campeão invicto. Na temporada 1929/1930, o Athletic Bilbao. Na de 1931/1932, o Real Madrid.

Se o Barcelona não perder, sua façanha será considerada mais épica que as de Athletic e Real porque terá sido imbatível em um campeonato em que cada equipe disputa 38 partidas.

Tanto Athletic como Real conquistaram o título realizando 18 jogos, de acordo com dados da RSSSF (Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation, organização que compila estatísticas futebolísticas). O time de Bilbao ganhou 12 e empatou seis; o da capital da Espanha venceu dez e empatou oito.

Até aqui, sob a batuta do técnico Ernesto Valverde, o Barça acumula 26 vitórias e oito empates.

Caso mantenha a invencibilidade e ganhe pelo menos um desses quatro jogos restantes, será superior ao célebre Arsenal de 2003/2004 (campeão inglês com 26 vitórias e 12 empates), cujos jogadores foram apelidados de “Os Invencíveis”.

Sair da versão mobile