Ícone do site Jornal O Sul

Campeão paralímpico Oscar Pistorius é condenado a seis anos de prisão por matar a namorada

Liberdade condicional do atleta paralímpico inicia em fevereiro de 2024. (Foto: AFP)

O campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius foi condenado a seis anos de prisão pelo assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp. O crime ocorreu em fevereiro de 2013. A pena, anunciada nesta quarta-feira (06) pela juíza Thokozile Masipa, no tribunal de Pretória, na África do Sul, é inferior aos 15 anos pedidos pela promotoria. Pistorius, de 29 anos, matou a namorada com quatro tiros de pistola em sua casa na cidade.

Ele afirma que atirou por acreditar que do outro lado da porta do banheiro, onde estava Reeva quando foi atingida, escondia-se um ladrão. Pistorius já tinha sido considerado culpado pelo crime, mas a pena só foi divulgada nesta quarta.

No Direito sul-africano, a justiça anuncia o veredicto e depois se pronuncia sobre a pena do condenado. Na primeira instância, ele havia sido condenado a cinco anos de prisão por homicídio doloso. O ex-atleta, que passou um ano na prisão, vivia na casa do seu tio, Arnold Pistorius, em Pretória, e era submetido a um controle eletrônico. (AG)

Sair da versão mobile