O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, decretou situação de emergência no município, no final da manhã desta quinta-feira (15). A estimativa é de que dez mil residências tenham sido danificadas pelo temporal, acompanhado de forte queda de granizo que atingiu a cidade às 23h de quarta-feira (14). Foram registrados 81 milímetros de chuva, mais de 70% do volume esperado para todo o mês de outubro, que é de 114 milímetros.
O decreto é necessário para que o Município tenha sua situação reconhecida por outros entes (Estado e União) e possa utilizar recursos próprios e desses para recuperação das áreas atingidas. Além disso, autoriza, a administração pública municipal a adquirir lonas e telhas, emergencialmente, para atender as pessoas atingidas pela catástrofe e a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta. Conforme dados preliminares da Defesa Civil, dez mil casas foram afetadas pelo granizo e por alagamentos, nesta madrugada.
Equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal, das subprefeituras, das secretarias de Desenvolvimento Social e de Obras percorrem todos os locais atingidos, prestando auxílio humanitário às famílias e monitorando as sete Casas de Bombas da cidade. Na madrugada, 82 pessoas foram removidas de suas casas e acolhidas em duas escolas municipais: Santos Dumont, ( Niterói), com 52, e Paulo VI (Fátima) com 30 pessoas.
