Ícone do site Jornal O Sul

Capitais brasileiras têm mais de 300 candidatos a prefeito aprovados em convenções partidárias

Este número corresponde a 0,49% do total de 97 mil equipamentos distribuídos pelo país. (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

As 26 capitais do Brasil têm, ao todo, 311 candidatos às prefeituras aprovados em convenções partidárias para as eleições deste ano.

O número de candidatos ainda pode mudar, já que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas e pode haver desistências, como ocorre todos os anos.

Ainda assim, é possível prever que 2020 deve ser o ano com o maior número de candidatos registrados nas capitais dos últimos 20 anos. No ano com o maior número de candidatos (2016), houve 209 postulantes ao cargo no Executivo nas capitais.

Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Velho (RO) são as capitais com o maior número de candidaturas aprovadas em convenções: 16. Porto Alegre deve ter 13 postulantes à prefeitura.

O levantamento foi feito pelo site G1 com base nas candidaturas confirmadas nas convenções partidárias de todas as capitais e nos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dezesseis de setembro foi o último dia permitido para a realização das convenções – eventos em que os candidatos são oficializados pelos partidos.

Sair da versão mobile