A partir das 21h deste sábado (21), a Esplanada da Restinga (Zona Sul) recebe o desfile oficial das escolas de samba do grupo Bronze do Carnaval de Porto Alegre. O título de campeã da categoria é disputado por seis agremiações: a vitória também assegura a ascensão ao grupo Prata. A entrada é franca e o público pode levar cadeira de praia, lanches e bebidas.
Protagonizam o evento as convidadas Imortais Tricolores e Gaviões da Vila Nova, seguidas pela Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro, Unidos do Guajuviras, Império dos Herdeiros, Acadêmicos da Orgia, Império da Zona Norte e Samba Puro.
Os enredos abordam o encanto das matas, o poder feminino e uma homenagem à capital baiana Salvador, dentre outros temas. Endereço: Estrada João Antônio da Silveira nº 2.359.
A realização do evento é da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana (Uespa), além da União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA). Outros detalhes são divulgados no portal prefeitura.poa.br.
Ouro e Prata
Já os desfiles das escolas dos grupos Ouro e Prata estão marcados para a próxima sexta-feira (27) e sábado (28), no Complexo Cultural do Porto Seco (bairro Rubem Berta), Zona Norte. Em ambas as datas o evento começa à noite e se estende madrugada adentro.
O ingresso nas arquibancadas é gratuito, ao passo que nos camarotes e frisas a venda é realizada por meio da exclusivamente por meio da plataforma carnapoa.tri.rs.
A montagem da infraestrutura no Porto Seco começou no sábado passado (14) e entrou em ritmo acelerado ao longo desta semana.
De acordo com a prefeitura, as equipes concentraram esforços em itens como camarotes e bases das arquibancadas – que neste ano têm capacidade para cerca de 9 mil foliões por noite (2 mil a mais que no evento de 2025). Também avançaram os trabalhos nas áreas relativas a assentos e setores de serviços.
Confira, a seguir, a ordem de participação das agremiações.
– Sexta-feira (27): pelo grupo Prata, desfilam a União da Vila do IAPI, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria e
Academia de Samba Praiana. Já no Ouro participam a Bambas da Orgia, Imperatriz Dona Leopoldina, Império do Sol e Unidos de Vila Isabel.
– Sábado (28): a programação tem na abertura a tribo carnavalesca Os Comanches. Na sequência, entram pelo grupo Prata a Academia de Samba Cohab-Santa Rita, Copacabana, Realeza e Unidos da Vila Mapa. Pelo Ouro, mostram seu trabalho a União da Tinga, Acadêmicos de Gravataí, Imperadores do Samba, Estado Maior da Restinga e
Fidalgos & Aristocratas.
(Marcello Campos)
