Com atividades nas zonas Central, Norte, Sul e Leste, os desfiles de blocos do Carnaval de Rua de Porto Alegre prosseguem até esta terça-feira (17). A programação repete uma proposta adotada pela prefeitura para a festividade nos anos anteriores: a descentralização das atrações, ampliando o acesso da população às atividades ao ar-livre.
A expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas participem ao longo dos quatro dias dedicados a essa modalidade de folia. Para viabilizar os eventos, o Executivo municipal destinou R$ 500 mil por meio de edital público e com foco na organização, estruturação dos circuitos e apoio aos blocos participantes.
De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), todos os trajetos contam com infraestrutura básica de atendimento ao público, incluindo equipes de segurança, apoio operacional, ambulâncias para emergências e banheiros químicos. A medida busca garantir maior conforto aos foliões, além de assegurar condições adequadas de circulação e atendimento durante os desfiles e apresentações musicais.
Domingo movimentado
A programação desse domingo (15) foi no bairro Restinga (Zona Sul), com trajeto entre o Cecores e o Instituto Renascer da Esperança. O Bloco do Capeta abriu as atividades às 16h, com percussão e samba-enredo, seguido às 17h pelo Bloco Bandido com ritmos carnavalescos tradicionais.
Na sequência, às 18h, o Bloco Amigos do Mano Delcio leva ao público sambas conhecidos e repertório popular. O encerramento do circuito se deu às 19h, com o Bloco Gonhas da Folia, com sua aposta em batucada e músicas de grande aceitação popular.
Segunda é na Cidade Baixa
Já nesta segunda-feira (16), o Circuito Cidade Baixa concentra as atividades no trajeto entre a Praça Garibaldi e a Praça Isabel, a Católica. O Bloco do Isopor inicia a programação às 16h, com música popular e samba de rua. Às 17h, o Ziriguidum Batucada Social, grupo de percussão comunitária, dá continuidade aos desfiles.
Às 18h, o Bloco Do Jeito que Tá se apresenta com repertório variado e improviso. O encerramento está marcado para as 19h, com o Areal do Futuro, voltado à valorização de novos músicos do samba.
Encerramento na orla
A programação se encerra na terça-feira, no Circuito Orla do Guaíba, com trajeto entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Às 16h, a Cia do Trago apresenta samba e música popular brasileira. Às 17h, o B Loukos leva ritmos carnavalescos e percussão.
Às 18h, o Bloco Afro-Tchê destaca referências afro-brasileiras na batucada. O fechamento do Carnaval de Rua está programado para as 19h, com o Bloco Panteras do Samba, dedicado ao samba tradicional. Outros detalhes podem ser conferidos no portal prefeitura.poa.br.
(Marcello Campos)
