Ícone do site Jornal O Sul

Casa da Janela Filmes viaja pela AL produzindo documentário sobre moda sustentável

Equipe de produção.

A equipe da Casa da Janela Filmes – leia-se Bárbara Santos e Rafael Barbieri – embarcou na produção do Moda Doc. América Latina, filme documentário que trata da moda sustentável e artesanato da América Latina. Com a primeira parte já produzida, o documentário tem como premissa básica divulgar e promover as soluções reais e já existentes para os problemas da indústria da moda na América Latina. “Hoje é urgente realizar um trabalho de educação e sensibilização para o público em geral e desenvolver a noção de consumo consciente. O consumidor deve sair da influência das mídias e começar a se dar o direito de questionar, pesquisar, escolher e pedir. É ele que, de certa forma, tem o verdadeiro poder”, afirma Rodrigo Müller, diretor do documentário.

Bárbara Santos, diretora de fotografia e coroteirista, conta que a equipe deve viajar por diversos lugares do Brasil e América Latina para captar, com um olhar sensível, as semelhanças e diferenças do que é produzido. “A ideia é compartilhar o despertar de uma nova consciência para uma moda mais ética, responsável e sustentável”, enfatiza.

As primeiras tomadas do Moda Doc já foram feitas no Paraty Eco Festival 2016, um dos maiores eventos mundiais que trata de moda sustentável.A equipe já realizou, também, entrevista em Porto Alegre com a estilista Heloísa Crocco. Além da região sul, Bárbara adianta que as próximas pautas estão previstas para RJ, SP, nordeste, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Colômbia. “Acreditamos que há um potencial incrível nestes lugares, com gente muito criativa produzindo moda e movimentando a economia local. Acreditamos que nosso trabalho vai dar visibilidade a esta moda ética e sustentável”, finaliza Bárbara.

Os produtores estimam que Moda Doc. América Latina estará finalizado no primeiro semestre de 2018.

 

Sair da versão mobile