Casados há 75 anos, um casal de idosos em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, foi imunizado na manhã dessa quinta-feira (18). Seu João Fernandes, de 104 anos, e dona Maria Fernandes, de 99, foram os primeiros vacinados no sistema de drive-thru que começou nessa quinta na cidade.
A previsão do município é de que 1.500 idosos sejam vacinados neste primeiro momento. Na próxima etapa, será a vez dos idosos entre 80 a 89 anos. A vacinação vai continuar de acordo com a chegada de mais doses dos imunizantes.
A movimentação foi tranquila nos dois pontos de vacinação no período da manhã. Houve reclamação de alguns familiares sobre demora na vacinação, o município informou que a demora é devido aos procedimentos de checagem de documentação e preenchimento dos dados para garantir que as doses estão sendo distribuídas da forma correta.
Cada idoso vacinado recebe um cartão de comprovação do recebimento da primeira dose e é necessário apresentá-lo para receber a segunda dose. A data da segunda dose já está indicada no cartão.
Novas doses
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou nessa quinta que está confirmada a chegada, até o final da próxima semana, de mais dois milhões de vacinas prontas contra a covid-19 do Instituto Serum, um dos centros produtores da AstraZeneca na Índia.
A iniciativa é parte de uma estratégia paralela à produção de vacinas a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), com o objetivo de contribuir com o fornecimento de vacinas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS).
Ainda de acordo com a fundação, a negociação com os parceiros AstraZeneca e Instituto Serum incluiu a aquisição de um total de dez milhões de vacinas importadas, além de dois milhões de vacinas recebidas do mesmo Instituto indiano e que já foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS) no dia 24 de janeiro.
O restante de oito milhões de vacinas, acrescenta a Fiocruz, serão importadas ao longo dos próximos dois meses, ainda sem uma confirmação de data.
A confirmação da chegada ocorre no momento em que várias cidades grandes em diversos Estados estão paralisando a vacinação. No Rio, idosos chegaram a procurar postos de saúde na quarta, apesar da falta de vacinas. Nessa quinta, São Gonçalo, na Região Metropolitana, também anunciou a interrupção da campanha.