Ícone do site Jornal O Sul

Casal celebra nascimento de bebê “surpresa” após morte de gêmeo em gravidez fora do útero

Teddie passou cinco meses "escondido" no útero da mãe. (Crédito: Reprodução)

Um casal britânico está comemorando o surpreendente nascimento de um bebê gerado por um tipo muito raro de gestação. Sua mãe, a cabeleireira Sadie Brittle, de 32 anos, teve um diagnóstico de gravidez ectópica (fora do útero) na oitava semana – foi necessária uma cirurgia para a retirada do feto.

O que ela e os médicos não sabiam era que outro bebê estava se desenvolvendo normalmente no útero – ou seja, que se tratava de uma gestação heterotópica.

Sadie, que mora na região de Warwickshire, no centro da Inglaterra, conta que ficou “arrasada” quando descobriu que o óvulo fertilizado havia se alojado em uma das trompas de Falópio, inviabilizando a gravidez e provocando uma hemorragia.
Depois da operação para retirada do feto, ela e o marido, Gary, foram com a filha mais velha, de 4 anos, para a Espanha. Durante a viagem, porém, a mãe estranhou o fato de sua barriga ainda estar tão grande. “Comecei a perguntar por que minha barriga ainda estava tão inchada. Foi então que descobrimos o gêmeo escondido”, contou ela.

Quando a família voltou para a Grã-Bretanha, Sadie se submeteu a mais exames, que desta vez detectaram a gestação, então no quinto mês. Isso quase três meses após o primeiro incidente.

A hemorragia interna causada pela gravidez ectópica escondeu dos médicos o fato de que havia outro bebê no útero da cabeleireira – e que ele estava vivo. Teddie nasceu dias atrás, após uma cesariana, pesando 3 quilos. E bastante saudável.

Fenômeno raro. 

A gravidez heterotópica é um fenômeno no qual um embrião se aloja no útero e outro, fora dele.
“Acontece uma vez em cada 30 mil (casos). É muito raro”, explicou Sadie.

Sair da versão mobile