Ícone do site Jornal O Sul

Celebrando os Reis Magos

A chef Belen Ruiz Montava apresenta suas criações para o jantar festivo dos Reis Magos num ambiente produzido pela fotógrafa Lenara Petenuzzo, que usou peças antigas e uma incomum coleção de bolas natalinas. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)

Coroas antigas de prata, uma vela no formato de coroa, a reprodução da visita dos reis Magos ao Menino em Belém compõem a mesa com as iguarias especiais e o bolo contendo a fava, que ao ser encontrado numa das fatias torna o felizardo que encontrou o “Rei” da noite. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)

 

A combinação entre beleza e sabor é evidente nas receitas da chef Belen. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)

 

Quadro que reproduz a visita dos Reis Magos ao Menino em Belém. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)

 

O húmus de abóbora é um dos ingredientes marcantes utilizados por Belen Montava em seus pratos. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)

Belen Montava ensina a receita do “Bolo de Reis”:

NGREDIENTES (10 pessoas):

200 gramas de manteiga sem sal

380 gramas de açúcar confeiteiro

4 tangerinas (raspas e suco)

1 limão siciliano (raspas e suco)

280 gramas de amêndoas moídas

5 ovos caipira médios batidos

100 gramas de farinha de trigo peneirada

1 pitada de sal

tirinhas longas de casca de laranja e cranberries para decorar

MODO DE FAZER:

Preaqueça o forno a 160-180ºC. Unte uma forma desmontável de 24 cm e forre os lados com papel-manteiga. Coloque a manteiga, 300 gramas de açúcar e as raspas de tangerina e limão na tigela de uma batedeira e misture bem. Acrescente metade das amêndoas moídas e continue a misturar. Adicione os ovos. Coloque o resto das amêndoas, a farinha e a sal, e bata até a massa estar homogênea. Espalhe a massa do bolo na forma. Asse de 50 a 60 minutosQuando o bolo estiver quase assado, coloque o restante do açúcar e caldos cítricos em uma panela e leve ao fogo até ferver e retire 120ml. Pincele o bolo com a calda fervente. Deixe esfriar e depois desenforme. Depois, decore com tiras de laranja, cranberries e tâmaras.

Sair da versão mobile