Ícone do site Jornal O Sul

Celulares de todo o país terão nove dígitos até o fim de 2016

O objetivo, segundo a agência, é garantir uma base cadastral "correta e atualizada", a fim de evitar a ocorrência de fraudes. (Foto: Reprodução)

Ao longo de 2016 todos os números de celulares do Brasil que ainda têm oito dígitos ganharão um nono, à esquerda dos atuais. O Rio Grande do Sul, área de DDD 51, 53, 54 e 55, terá a mudança no dia 6 de novembro, junto com Santa Catarina e Paraná (DDD entre 41 e 49).

Antes, a partir do dia 29 de maio, a mudança começa a valer para os telefones das áreas com DDD entre 61 e 69, que inclui os estados do Acre, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Sul e Rondônia e do Tocantins, além do Distrito Federal.

Após a data de implantação do nono dígito, as ligações marcadas com oito números ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

A implantação do nono dígito começou pelo DDD 11 (São Paulo), em 2012. Os números de celulares já têm mais um dígito em 17 estados. O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para terminais do SMP das Áreas de Registro listadas, independentemente do local de origem da chamada. Segundo a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos telefones móveis tem como principal objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular.

Sair da versão mobile