A economia e política do País passam por cenários de indefinições. Esse estágio estimula que empreendedores busquem, no comércio internacional, oportunidades de negócios a fim de encontrar soluções comerciais. Esta descrição pode caracterizar diversos dos vencedores do 45º Prêmio Exportação RS, grupo de empresas que obteve êxito em estratégias e resultados mercadológicos no âmbito global. A cerimônia de premiação acontece na próxima quinta-feira, 13 de julho, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e reúne lideranças de entidades, empresários, representantes do poder público e formadores de opinião.
“Reconhecer empresas que alcançaram resultados positivos em comércio exterior é uma forma de estimular que novos agentes se alcem no mercado internacional – um ambiente mais estável para os negócios. Mesmo que a política tributária e logística do Brasil proporcionem percalços, a alta taxa de câmbio do dólar facilita a negociação no âmbito global”, explica o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Renato Malcon.
“A balança comercial do País tem quebrado recordes positivos a cada novo indicador. Esse resultado tem origem na crise interna nacional, que diminui as importações, mas também demonstra que o setor exportador do Brasil se mantém firme independente do custo de insumos ou de outros aspectos”, fala Sérgio Maia, presidente da ADVB/RS – entidade que criou e promove o Prêmio Exportação RS.
Conforme o CEO do Prêmio Exportação RS, Paulo Marcelo Tigre, a cerimônia reúne lideranças que compõem toda a cadeia de exportação do Rio Grande do Sul. “O nosso partido é o Rio Grande do Sul e com parceria e atração de investimentos entendemos que o Comércio Internacional é o caminho e a luz no túnel está se vislumbrando como solução. O Prêmio Exportação reconhece e é palco para grandes discussões e construção deste caminho de desenvolvimento e retomada de crescimento”, explicou Tigre.