Ícone do site Jornal O Sul

Chega a 59 milhões o número de brasileiros com nome sujo no SPC

40% da população com idade entre 18 e 95 anos está inadimplente. (Foto: EBC)

Em abril, o número de brasileiros com o nome sujo chegou a 59,2 milhões em todo o País, de acordo com uma pesquisa do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Isso indica que 40% da população com idade entre 18 e 95 anos está inadimplente e com o nome registrado em serviços de proteção ao crédito.

Segundo o estudo, na comparação entre abril deste ano com o do ano passado, foi registrado um aumento de 5,8% no volume de brasileiros inadimplentes nas regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sul. O maior crescimento partiu da primeira região (7,64%).

Também houve alta na quantidade de dívidas registradas nos cadastros de inadimplentes. O avanço foi de 6,09% na comparação anual e de 1,12% na comparação mensal, entre março e abril de 2016. A pesquisa aponta que o brasileiro tem enfrentado dificuldades para realizar o pagamento até de contas básicas. O maior avanço no número de dívidas partiu dos atrasos referentes às contas de água e luz (16,68%) na base anual de comparação.

De acordo com o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o aumento na quantidade de consumidores negativados reflete as dificuldades do atual cenário macroeconômico com piora dos índices de renda e aumento das demissões. (AG e SPC Brasil)

Sair da versão mobile