Ícone do site Jornal O Sul

Chega às livrarias “A Mentira do Glúten”, renovando conceitos sobre alimentação saudável

Obra do autor americano Alan Levinovitz será lançada dia 22 na Capital.

De tempos em tempos surgem notícias na imprensa sobre um alimento que faz mal à saúde. De repente, outra notícia muda o conceito e ele passa a ser bom. Foi assim com a manteiga, o sal, e muitos outros. Atualmente, o assunto que domina a preocupação dos consumidores e das informações que envolvem saúde/gastronômicas é o glúten, mistura das proteínas presentes em diversos cereais, como o trigo, a cevada, o centeio e a aveia. Restaurantes exibem em seus cardápios o destaque “não contém glúten” rotulando os pratos cada vez mais.

Para aumentar mais o debate e questionar as consequências das dietas da moda, surge a obra A Mentira do Glúten para ser a resposta de muitas perguntas. A obra do professor americano Alan Levinovitz mostra aos leitores como livrar-se da culpa e começar a saborear a sua comida novamente. Um livro que discute a obsessão em saber quais alimentos são mais adequados para a saúde.

O americano identificou um componente de fé nos modismos alimentares, como o vegetarianismo, o crudivorismo e outras dietas restritivas. Por dois anos, ele revisou centenas de pesquisas científicas e entrevistou médicos e cientistas. O resultado está em seu livro, onde o autor concluiu que, da mesma forma que os dogmas religiosos, o radicalismo nos hábitos alimentares se utiliza de padrões de comportamento para dar as pessoas a segurança de se sentirem parte de um grupo e de estar fazendo algo que as tornará seres humanos melhores.

Para alguns médicos e nutricionistas, glúten, sal, açúcar e gordura são os vilões das dietas. Porém, a ciência está longe de obter um consenso sobre que tipo de nutrição seria a mais adequada para cada tipo de pessoa. Nesse estudo, Levinovitz expõe os mitos por trás das crenças difundidas de porque algumas comidas são saudáveis e outras são ruins. Sua meta é indicar o caminho para uma vida saudável, livre de culpa e ansiedade em relação aos hábitos alimentares.

 O autor

Alan Levinovitz é professor assistente de religião na James Madison University. Seu trabalho acadêmico concentra-se na interseção entre a religião e a medicina. Durante a graduação, ele estudou filosofia e religião na Universidade de Stanford. Recebeu seu doutorado em religião e literatura na Universityof Chicago DivinitySchool. Suas publicações apareceram na Slate, Wired, The LA Reviewof Books, The Believer, e no The Millions, bem como nas revistas acadêmicas.

Sair da versão mobile