Ícone do site Jornal O Sul

Chegada do frio exige cuidados com o sistema imunológico

O frio prossegue em todo o Estado na manhã desta segunda-feira. (Foto: Divulgação)

O predomínio do frio, umidade e tempo instável influencia na eficácia do sistema imunológico, ocasionando diversos problemas respiratórios. Segundo o  pneumologista da Secretaria Municipal de Saúde, João Antônio Bonfadini Lima, reforçar a imunidade a partir de uma alimentação rica em frutas e verduras, além de hidratação adequada, ingerindo preferencialmente água e sucos, é fundamental para manter a saúde do organismo neste período.

Para reduzir as chances de desenvolver quadros virais nesta época do ano, é fundamental observar algumas dicas no sentido de prevenir o contato com os diversos tipos de vírus. “Na prevenção, a medida mais impactante é reduzir o contato, evitando ambientes fechados, com grande número de pessoas, como centros comerciais, emergências hospitalares e festas, por exemplo. O ideal é manter a casa ventilada e fazer passeios ao ar livre”, avalia Lima.

No caso da síndrome gripal, uma medida simples e eficaz de prevenção é lavar as mãos com água e sabonete várias vezes ao dia, evitando o contato com olhos, boca e nariz quando não estiverem higienizadas, já que o vírus pode permanecer por pelo menos 30 minutos na pele. “A sobrevivência do vírus no ar é baixa, permanecendo por mais tempo em superfícies como mesas e mucosas nasais, por isso a necessidade de manter os ambientes arejados e as mãos higienizadas, procurando usar lenços de papel”, orienta o médico, lembrando que a vacinação contra a gripe para grupos prioritários também reduz as chances de contato com o vírus.

Ao espirrar ou tossir, a orientação é proteger a boca, para não espalhar o vírus. O uso de álcool gel também é indicado. Outra dica é sair de casa bem agasalhado, evitando mudanças bruscas de temperatura. Em quadros com febre acima de 38,5 graus, tosse, dor de cabeça e indisposição, o indicado é procurar atendimento médico.

Sair da versão mobile