Ícone do site Jornal O Sul

Chico não é melhor que João, Maria…

Chico e jovens

Não é democrático xingar por motivo político. Cada um escolhe o partido e a ideologia que quiser. Não foi adequado desrespeitar Chico Buarque por suas vinculações com o PT, o governo e os recursos da Lei Rouanet. Foto: Reprodução.

Não é democrático xingar por motivo político. Cada um escolhe o partido e a ideologia que quer. Não foi adequado desrespeitar Chico Buarque por suas vinculações com o PT, o governo e os recursos da Lei Rouanet.

Aqueles jovens passaram dos limites. Deveriam ter parado na linha divisória entre a crítica e o xingamento. A crítica é democrática. E Chico Buarque pode ser criticado, como qualquer pessoa. Não é imune à crítica por ser petista famoso.

Da presidente Dilma a jornalistas, irrompeu uma gritaria por se tratar de Chico. Se fosse João, Maria, qualquer anônimo ou alguma figura menos “brilhante”, ninguém gastaria palavras para criticar os “moleques”.

Chico deve ser respeitado como João, Maria… Não merece mais respeito do que todos, viu Dilma e jornalistas! Os “moleques” erraram ao xingar Chico – e vocês, Dilma e jornalistas-militantes, erraram ao tratá-lo como demideus.

Os xingamentos foram um grande erro. Não se justificam de modo algum. Mas estão dentro de um contexto político, que incluem elementos que também não se justificam de modo algum, como a corrupção e a mentira para ganhar eleição de qualquer jeito.

Aqueles “moleques”, em verdade, não xingaram Chico Buarque, que apenas usufrui da Lei Rouanet. Xingaram corrupção generalizada, PT, Lula, Dilma, Cunha, políticos farsantes, jornalistas-militantes, saúde pública, desemprego, inflação… (Clesio Boeira.)

Sair da versão mobile