Ícone do site Jornal O Sul

China constrói em apenas 19 dias um edifício com 240 metros de altura

Torre na cidade de Changsha não chama atenção pela beleza, mas representa uma revolução na forma de se fazer construções. (Foto: Reprodução/o Sul)

A empresa Broad Group, da China, construiu uma torre de 240 metros na cidade de Changsha, na província de Hunan, às margens do rio Xiang, em apenas 19 dias. A estrutura não chama a atenção pela sua beleza. No entanto, o homem responsável pelo arranha-céu chinês, Zhang Yue, garante que o prédio representa uma “revolução na forma de se fazer construções”.
Módulos de aço aceleram o ritmo de uma construção em cerca de três andares por dia. A empresa diz que o modelo é mais seguro e barato. O plano agora é construir o maior arranha-céu do mundo usando essa técnica.

Atualmente, o recorde pertence ao Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 828 metros e que foi construído em cinco anos. De acordo com Zhang, a ideia é fazer um prédio com 10 metros a mais a ser erguido em apenas sete meses.

Burj Khalifa

Com 828 metros de altura e 163 andares, o Burj Khalifa pode ser visto a uma distância de até 95 quilômetros. Sua grandeza fica ainda mais evidente se comparada a outras construções famosas: ele ultrapassa em mais de 300 metros o Taipei 101, em Taiwan. É também duas vezes maior do que o Empire State, em Nova York, nos Estados Unidos.
Feito de concreto e aço, tem o exterior coberto por mais de 28 mil painéis de vidro. Cerca de 12 mil operários de diferentes nacionalidades participaram da obra. O edifício conta com apartamentos residenciais, andares de escritórios, o luxuoso hotel Armani, um deque de observação, além de ser cercado por um belo parque com lagos e fontes.

O deque de observação “At The Top” do Burj Khalifa, localizado no 124 andar, é uma das atrações da cidade. Do topo, pode-se ver uma vista em 360 graus do oceano, do deserto e da cidade. Chamado de Burj Dubai durante toda a obra – que em árabe quer dizer a Torre de Dubai –, o arranha-céu teve o nome modificado para Burj Khalifa no dia da inauguração, em homenagem ao presidente dos Emirados Árabes, Khalifa Nahyan.

Sair da versão mobile