Ícone do site Jornal O Sul

China lança seu terceiro e mais avançado porta-aviões

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o navio é o primeiro porta-aviões com sistema de catapulta projetado e construído na China. (Foto: Divulgação)

A China lançou nesta sexta-feira (17) oficialmente seu terceiro e mais avançado porta-aviões, o Fujian, em homenagem à província que enfrenta a ilha de Taiwan.

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o navio é o primeiro porta-aviões com sistema de catapulta projetado e construído na China, além de ser o mais poderoso já criado fora dos Estados Unidos.

A nova unidade da Marinha se juntará ao Liaoning – o primeiro construído sobre um casco comprado da Ucrânia em 1988 após a dissolução da União Soviética – e ao Shandong, o primeiro desenvolvido inteiramente na China.

Fujian, também conhecido como “Type 003”, é mais uma prova das ambições de superpotência militar de Pequim e conta com um sistema de lançamento assistido semelhante aos usados pelos porta-aviões dos EUA.

Desta forma, o novo método permitirá à China lançar uma maior variedade de aeronaves do Fujian mais rapidamente e com mais munição.

“Os testes de navegação e amarração serão realizados conforme planejado após o lançamento do navio”, acrescentou a CCTV.

De acordo com especialistas militares, a China poderá ter seis porta-aviões totais em sua frota até 2030, período em que o lançamento da primeira unidade de propulsão nuclear também deverá garantir maior autonomia de navegação, assim como os norte-americanos.

O lançamento ocorre no momento em que as tensões entre a China e os EUA aumentaram significativamente nas últimas semanas devido à pressão sobre Taiwan. O presidente da China, Xi Jinping, disse repetidamente que a “reunificação” entre Pequim e Taiwan é inevitável e se recusa a descartar o uso da força.

Sair da versão mobile