Ícone do site Jornal O Sul

China poderá cortar exportações tecnológicas aos Estados Unidos

O presidente Xi Jinping deve permanecer até sexta-feira (21) na Coreia do Norte. (Foto: Reprodução)

Segundo o editor-chefe do jornal chinês Global Times, o governo da China estaria prestes a cortar as exportações tecnológicas para os Estados Unidos. O editor, no entanto, não informou a fonte da informação. Caso se concretize, esta seria uma resposta direta do governo de Pequim às sanções impostas pela casa branca a Huawei, maior fabricante de smartphones atualmente, na frente, inclusive, da americana Apple.

A declaração foi dada nas redes sociais do jornalista. “Esse é um grande passo para melhorar o sistema e também uma medida contra as ações dos EUA”, escreveu ele, e acrescentou: “Quando estiver efetiva, algumas exportações de tecnologia para os Estados Unidos estarão sujeitas a controles.”

As informações vieram semanas depois de Washington ter colocado a Huawei em uma lista negra que efetivamente bane empresas norte-americanas, como Google, de fornecer bens e serviços a ela. Pouco depois, Pequim anunciou que divulgaria sua própria lista de entidades estrangeiras “não confiáveis”. O país também indicou que vai limitar sua remessa de terras-rara para os EUA.

O Global Times, embora não seja um veículo do governo, é conhecido por apoia-lo e, algumas vezes, serve como guia do que pensam os governantes.

Sair da versão mobile