Ícone do site Jornal O Sul

Chuva e vento no domingo castigam o Rio Grande do Sul

Imagem mostra a chegada do temporal em Porto Alegre nesse domingo. (Foto: Guilherme Espeschit)

Uma frente fria que avançou sobre o Rio Grande do Sul nesse domingo (16) causou fortes ventos e muita chuva em diversas regiões. A Defesa Civil gaúcha emitiu alertas de instabilidade para todas as áreas do Estado ao longo do dia e da noite. Em Porto Alegre, o temporal chegou pouco depois das 17h, com nuvens bastante carregadas e forte precipitação.

As secretarias e órgãos municipais da capital gaúcha foram mobilizados para atender às ocorrências decorrentes do temporal que atingiu a cidade no final da tarde. As principais demandas envolvem quedas de árvores e destelhamentos de residências.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), foram registradas rajadas de vento de 97,8 km/h na Zona Sul da cidade. O acumulado de chuva entre 12h e 18h desse domingo foi de 13 milímetros na estação do Lami e 12,9 milímetros no Sarandi/Nova Brasília.

A Defesa Civil Municipal registrou ao menos sete ocorrências relacionadas a telhados e duas quedas de árvores. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos contabilizava 13 ocorrências envolvendo quedas de árvores ou galhos.

Quatro Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ficaram inoperantes por falta de energia elétrica. A concessionária foi acionada. O problema afetou os bairros Centro Histórico, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Chapéu do Sol e Vila Jardim.

Às 21h55min, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrava 13 bloqueios totais no trânsito da Capital, 14 parciais, 10 semáforos fora de operação e 3 em amarelo piscante após o temporal.

“Durante a madrugada desta segunda-feira (17), segue a condição para chuva moderada a forte acompanhada de raios em áreas do Norte, Nordeste, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte, com acumulados variando entre 10 e 40 mm/dia. Nas demais regiões do Estado, há condição para maior nebulosidade e chuvisco/chuva fraca isolada. O mar segue agitado. As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 19°C, e as máximas oscilam entre 13°C e 24°C”, informou a Defesa Civil Gaúcha.

De acordo com informações da MetSul Meteorologia, um monitoramento feito por estações havia indicado no interior até às 19h desse domingo rajadas de vento de 100 km/h em Lajeado, 95 km/h em Soledade, 92 km/h em Barra do Ribeiro e Getúlio Vargas, 81 km/h em Vale Verde e Santo Augusto, 79 km/h em Cruz Alta, 76 km/h em Rolante, 75 km/h em Quaraí, 74km/h em Aceguá, 73 km/h em Picada Café, e 71 km/h em Pedras Altas e Dom Pedrito.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesse domingo alerta para tempestades no Rio Grande do Sul, no sul e sudeste de São Paulo e no Mato Grosso do Sul até a manhã desta segunda-feira (17). Estão previstas chuvas intensas entre 30 e 60 milímetros, podendo chegar a 100 milímetros, e ventos de intensidade forte, entre 60 e 100 km/h. Condições que elevam o risco para pessoas e animais desabrigados e atenção para aqueles que precisarem transitar nessas regiões.

Para uma faixa menor, entre as regiões central e oeste do Paraná e o Rio Grande do Sul, foi emitido alerta severo, com ventos acima de 100km/h e chuvas superiores a 100 milímetros por dia, com possibilidade de precipitações de até 60 mm/hora.

Em nota técnica, o Inmet informou que havia “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário” para a região. Ainda no Rio Grande do Sul, há previsão de queda brusca de temperatura durante a madrugada, de até 5 graus Celsius, afetando cidades como Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana.

Sair da versão mobile