Ícone do site Jornal O Sul

Ciclo da Sustentabilidade – Edição Ciclo Verde chega à etapa de avaliação presencial

Foto: divulgação

Entre os dias 7 e 10 de junho, os 16 projetos gaúchos finalistas das cidades de Montenegro, Nova Santa Rita, São Leopoldo e Triunfo da etapa de inscrições do Ciclo da Sustentabilidade – Edição Ciclo Verde apresentarão suas ideias a uma banca julgadora composta por representantes das empresas patrocinadoras, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, imprensa local e da sociedade civil, que avaliarão os projetos dentro dos critérios de avaliação do edital. O vencedor representante de cada cidade será conhecido no mesmo dia, em cerimônias de premiação, em cada um dos municípios. As inscrições estiveram abertas durante os meses de abril e maio e, ao todo, foram 110 projetos inscritos no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.

Os projetos envolvem ideias como, por exemplo, parque de diversão que gera energia limpa e tapete bioativo, além de iniciativas de reciclagem, coleta seletiva e hortas comunitárias. Na cidade de Montenegro os finalistas são “Agricultura Biodinâmica nas Escolas – Pedagogia do Fazer”, “E.M.E.F. Bello Faustino dos Santos”, “Gotas dos ODS” e “Missão água – Projeto Pachamama”. Representando o município de Nova Santa Rita estão as iniciativas: “Água Boa para Todos”, “Bilhete Azul: uma proposta de Educação Ambiental”, “Produção Orgânica e biodiversidade” e “Projeto Green Park (Parque de diversão que gera energia limpa)”. Já disputando por São Leopoldo estão: “Cooperativa de Trabalho Mundo mais Limpo: preservação ambiental e protagonismo feminino”, “Fortalecendo a coleta seletiva em São Leopoldo/RS com a instalação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV)”, “Operação Taioba | Aproximação de escolares aos usos e saberes de Plantas Alimentícias Não Convencionais” e “Projeto Horta Mãe-da-Terra: Educação Ambiental e Cidadania”. “E.M.E.I. Aly de Lima Poeta: Uma Escola de Portas Abertas”, “Reciclagem de lixo”, “Sustentabilidade: Legado Imprescindível” e “Tapete bioativo” são os finalistas da cidade de Triunfo.

Os vencedores, além de terem suas histórias retratadas em um filme documentário nacional sobre sustentabilidade de 52 minutos, ganharão um vídeo institucional próprio. A parceria com o Ciclo Verde, iniciativa que mobiliza pessoas, ONgs e escolas a observarem os problemas socioambientais de sua comunidade e proporem soluções para minimizá-los ou solucioná-los, também irá oferecer aos vencedores apoio financeiro de até R$10.000,00 e apoio técnico realizado por uma consultoria especializada.

Os eventos acontecerão nos dias 07, 08, 09 e 10 de Junho nos municípios de Montenegro, Triunfo, Novas Santa Rita e São Leopoldo, respectivamente. As bancas julgadoras serão realizadas no turno da manhã, a partir das 9h, e as cerimônias de premiação ocorrerão no mesmo dia à tarde.

A iniciativa, apresentada pelo Ministério da Cultura, conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação dos municípios e com o patrocínio das multinacionais LANXESS e ARLANXEO. As empresas, ao se envolverem com o projeto, assumem seu compromisso de estimular o desenvolvimento de soluções sustentáveis, que ajudem às comunidades participantes a enfrentarem os desafios cotidianos relacionados a Mobilidade, Urbanização, Agricultura e Água.

Sair da versão mobile