Ícone do site Jornal O Sul

CIEE debate Arbitragem Atualizada: Cenário em Expansão para Solução de Conflitos

Desta vez, a edição do evento contou com as presenças do especialista em arbitragem, a nível Federal, André Jobim de Azevedo, e do ex-ministro do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), Ruy Rosado Aguiar Júnior (foto). (Crédito: O Sul)

O CIEE-RS promoveu na manhã desta sexta-feira(23), em sua sede em Porto Alegre, um café da manhã à comunidade empresarial gaúcha, tendo como tema: Arbitragem atualizada: Cenário em expansão para solução de conflitos. Segundo o gestor de Relações Institucionais da instituição, Claudio Bins, a iniciativa visa trazer à tona questões relevantes relacionadas à intermediação de conflitos judiciais. Desta vez, a edição do evento contou com as presenças do especialista em arbitragem, a nível Federal, André Jobim de Azevedo, e do ex-ministro do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), Ruy Rosado Aguiar Júnior.

Segundo o ex-ministro, “a arbitragem visa desafogar a jurisdição, através da conversa, do árbitro”, porém é preciso constar em cláusula contratual, ou seja, “com a aceitação de ambas as partes” e isto vem sendo lugar-comum em muitos processos, como aponta Ruy Rosado de Aguiar Júnior. “As cláusulas cada vez mais estão inseridas nos processos, acelerando negociações que podem ser efetivadas entre seis meses e um ano, se não houver necessidade de perícia”.

A arbitragem vem atendendo especialmente interesses da classe empresarial, em segmentos como comércio exterior, construção de barragens, campos eólicos, eletrônica, metrôs, armazenamento, entre outros, envolvendo companhias de grande porte. (Clarisse Ledur)

Sair da versão mobile