Ícone do site Jornal O Sul

CIEE-RS oferece oficina gratuita de língua portuguesa para haitianos

Os haitianos moram no bairro Sarandi e têm entre 25 a 45 anos. (Foto: banco de dados/O Sul)

 

Um grupo de 38 haitianos está inscrito para participar de uma oficina especial do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) para ensino gratuito da língua portuguesa. A aula inaugural será nesta quinta-feira, dia 27, às 14h no Centro Humanístico Vida (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132).

A supervisora de Programas Sociais do CIEE-RS, Melânia Lisiak, explica que para atender esse grupo foi feita uma adaptação nas oficinas de alfabetização já oferecidas pela instituição. Além do ensino de português, eles também recebem orientações sobre elaboração de currículo e postura em uma entrevista de emprego.

Os haitianos moram no bairro Sarandi e têm entre 25 a 45 anos. Eles se comunicam em crioulo e francês e alguns falam também inglês e espanhol. Muitos vieram sozinhos e pretendem buscar a família depois de conseguirem alguma estabilidade financeira.

Do grupo que procura o aprendizado de português fazem parte um jornalista, três professores , três engenheiros civis, uma enfermeira, um formado em Ciências Contábeis e um técnico em TI. Os demais têm o Ensino Médio e apenas uma participante não é alfabetizada.

Com o aprendizado do novo idioma eles pretendem ingressar no mercado de trabalho, embora não necessariamente na sua área de formação.

Sair da versão mobile