Que o sorvete é quase uma unanimidade, ninguém discute. Agora, imagine esta delícia ser capaz de ajudar pessoas que fazem tratamento de quimioterapia a sentir menos dores e desconfortos. Pois foi o que um grupo de pesquisadores da Universidade de Santa Catarina criou. Cientistas desenvolveram um sorvete capaz de agir contra náuseas, perda de apetite e contra feridas que aparecem na boca e dificultam ainda mais o processo de alimentação. Eles criaram nos sabores chocolate, morango e limão, e funciona como um complemento alimentar. A receita traz, além de frutas, outros ingredientes específico, como azeite de oliva, gordura de alto valor nutricional, e proteína. O produto foi testado e conseguiu resultados muito positivos.
De acordo com os pesqusiadores, o sabor facilita a ingestão com as náuseas, o gelado ameniza as feridas bucais, e os ingredientes oferecem justamente os nutrientes que os pacientes tanto precisam, fazendo com que o sorvete funcione de fato como um suplemento alimentar. Afora isso, o sorvete tem uma característica diferenciada: ele aje como um complemento emocional importante, pois tudo fica melhor e mais saboroso com um sorvete delicioso.
Efeitos Colaterais da Quimioterapia
A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Ao contrário da radioterapia ou cirurgia que tem como alvo áreas específicas, a quimioterapia alcança todo o corpo. Ela age sobre as células que crescem e se dividem rapidamente, como as células cancerígenas. Entretanto, as células normais e saudáveis do corpo também estão crescendo rapidamente, por isso são susceptíveis de serem afetadas pela quimioterapia, levando a alguns efeitos colaterais.
As células sadias com maior probabilidade de serem danificadas pela quimioterapia são: medula óssea; folículos capilares; revestimento da boca, trato digestivo e sistema reprodutivo.
Alguns medicamentos quimioterápicos podem, também, causar danos em células de outros órgãos, como coração, rins, bexiga, pulmões e sistema nervoso. Na maioria das vezes, pode ser administrada medicação junto com a quimioterapia para proteger as células normais do corpo. Além de existirem também tratamentos para ajudar a aliviar os efeitos colaterais do tratamento quimioterápico.
Alguns pacientes têm poucos efeitos colaterais (se apresentarem) e outros um pouco mais. Mas, nenhum paciente tem todos os tipos de efeitos colaterais.
A intensidade dos efeitos colaterais varia de paciente para paciente.
O seu médico pode prescrever medicamentos para prevenir determinados efeitos colaterais.
Alguns medicamentos quimioterápicos provocam efeitos colaterais de longo prazo, como problemas cardíacos ou neurológicos ou infertilidade. Entretanto, muitos pacientes não apresentam problemas qualquer problema de longo prazo da quimioterapia. Converse com seu médico se os medicamentos quimioterápicos que está recebendo podem apresentar efeitos de longo prazo.