Ícone do site Jornal O Sul

Cinco casos suspeitos de gripe aviária em humanos são descartados no Rio Grande do Sul

Autoridades sanitárias realizaram um levantamento completo das pessoas que tiveram contato com os animais infectados ou mortos pela doença. (Foto: Ascom Seapi)

A Secretaria da Saúde do RS informou que, após a confirmação dos focos de gripe aviária em uma granja em Montenegro e no Zoológico de Sapucaia do Sul, foi realizado o levantamento completo das pessoas que tiveram contato com os animais infectados ou mortos pela doença.

Desde o dia 16 deste mês, trabalhadores e funcionários desses locais estão sendo monitorados pelas autoridades sanitárias com o objetivo de identificar casos suspeitos da Influenza H5N1 em humanos.

Até o momento, dois trabalhadores da granja e três funcionários do zoológico apresentaram sintomas gripais. Todos tiveram contato com aves doentes, permanecendo em isolamento domiciliar. As coletas de amostras foram encaminhadas ao Lacen/RS (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado), que enviou à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro. Os cinco casos suspeitos foram descartados.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde reforçou que o risco de infecção por influenza aviária em humanos é considerado baixo, e a transmissão entre pessoas é extremamente limitada. Não há risco de transmissão por meio do consumo de carne de frango e ovos.

Sair da versão mobile