Ícone do site Jornal O Sul

Cinco linhas de ônibus não funcionaram no sábado de manhã em Porto Alegre por causa da violência

Coletivos e lotação da região já haviam sido alvos de incêndios no início deste mês. (Foto: Thiago Oliveira/Agência Freelancer)

Desde as primeiras horas da manhã desse sábado, as linhas de ônibus 244 – Santa Teresa, 244.1 – Mariano de Matos, 282 – Cruzeiro, 282.1 – Pereira Passos e T3 não circularam em Porto Alegre, de acordo com informações da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). O motivo foi a insegurança na Vila Cruzeiro, na Zona Sul da capital gaúcha. Durante a tarde, as linhas voltaram às ruas, porém, todas faziam desvios para não entrar na Cruzeiro.

Na tarde de sexta-feira, houve tiroteio nas proximidades do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, e, à noite, no mesmo local, um ônibus foi incendiado, deixando três pessoas feridas, conforme informações dos bombeiros. As linhas 149 – Icaraí, 149.1 – Icaraí/Alto Taquari, 177 – Menino Deus, 195 – TV e C80, que sofreram paralisações em outras ocasiões, não foram afetadas. O 263 – Orfanotrófio teve desvios.

A região vem sofrendo há um mês com os problemas de segurança. No dia 3, dois ônibus e uma lotação foram queimados, prejudicando o transporte coletivo.

Reabertura

Neste domingo, às 10h30min, haverá nova reunião com servidores e representantes da comunidade para avaliar a possibilidade de retomada das atividades do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul. Caso todos concluam que há condições de segurança para reabertura da unidade, o serviço pode ser retomado ainda no domingo. Na reunião realizada na sexta-feira, os servidores manifestaram o desejo de voltar às atividades.

Sair da versão mobile