Um levantamento da CNN Money mostrou as cinco principais desvalorizações em relação ao dólar em 2015. O real ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o peso argentino.
A moeda do país vizinho registrou desvalorização de 34.6% frente ao dólar, a pior performance do mundo. Na tentativa de encorajar novos investimentos, a publicação lembra que o novo presidente, Mauricio Macri, que assumiu a Casa Rosada em dezembro, anunciou a liberação do câmbio, controlado desde 2011 pela ex-presidenta Cristina Kirchner.
Com desvalorização de 32.9% em frente à divisa norte-americana aparece o real. A CNN citou a queda internacional dos preços das commodites como um dos agentes para o desempenho brasileiro, já que a economia depende da exportação de matérias-primas, e a corrupção envolvendo a Petrobras.
Em terceiro lugar, apareceu o rand, da África do Sul, com mergulho de 25% frente ao dólar, queda também relacionada ao recuo dos preços das commodites. A publicação citou que o nível de desemprego no país está em 25% com inflação esperada para 5.6% em 2016.
A lira turca perdeu 20% em relação à moeda dos Estados Unidos, com uma economia que sofre a combinação da incerteza política e insegurança diante da situação da Síria, seu país vizinho.
O rublo, da Rússia, ficou em quinto lugar no ranking das moedas, com 17% de desvalorização.