Ícone do site Jornal O Sul

Ciro Gomes disse que o manifesto de Bolsonaro “é mentiroso”. Ele também voltou a comparar o adversário com Hitler

Pedetista realizou ato de campanha na periferia do Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução)

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse que o manifesto preparado pela campanha de Jair Bolsonaro (PSL) para suavizar a sua imagem de radical de direita é mentiroso. Ele também voltou a comparar o deputado federal e ex-militar a Adolf Hitler, que liderou a Alemanha nazista de 1933 a 1945.

“Quando Hitler viu o erro do golpe que tentou, ele saiu da cadeia, escreveu um livro e aceitou, na retórica, o parlamento alemão”, resgatou Ciro, em frente à quadra da escola de samba Império Serrano, localizada em uma área de intenso comércio popular em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, durante uma de suas agendas de campanha dessa segunda-feira.

Ciro respondeu a perguntas sobre um eventual retorno da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, cobrada no País entre 1997 e 2007): “Não é um bom tributo”. Sobre o tema da segurança pública, o candidato do PDT defendeu a construção de mais presídios federais.

“O candidato Jair Bolsonaro tem declarações óbvias que segregam mulheres, LGBTIs, negros e tal”, apontou. “E há, ainda, um vice que diz ser um profissional da violência. O manifesto é tudo mentira. É a mentira do Hitler!” Em discurso rápido depois da responder a jornalistas, Ciro aproveitou para declarar que Bolsonaro, como deputado federal com anos de mandato, “nunca fez nada pelo Rio de Janeiro”.

Ao falar da possível volta da CPMF, tema de controvérsia da campanha de Bolsonaro na semana passada, afirmou que há outras formas de melhorar a arrecadação, como a revisão da dispensa de pagamento de impostos de multinacionais e a taxação de grandes fortunas. “Essa opção não é um bom tributo, poderia ser usada numa situação de emergência, mas há opções melhores”.

O pedetista disse ter condições de criar, como presidente, dois milhões de empregos em 2019 e promover o crescimento da economia do País em um patamar de 5% em 2020. 
Ciro Gomes também falou de segurança pública – prometeu que vai construir mais presídios federais, se eleito, e também endurecer o regime disciplinar diferenciado para casos de presos por crimes graves.

Desempenho eleitoral

Em relação às pesquisas de intenção de voto que o colocam em terceiro lugar, depois de Bolsonaro e de Fernando Haddad (PT), e com tendência de queda, ele declarou: “Sou o único candidato desses que têm competitividade capaz de proteger o Brasil dessa confrontação odienta do antipetismo e do petismo religioso. Essas eleições não são normais, o Brasil está dançando à beira do abismo. As mulheres brasileiras vão salvar mais uma vez a pátria”.

Sair da versão mobile